domingo, abril 02, 2006

Overcoming Nihilism

On a personal level, nihilism is the acceptance that there is no meaning or purpose in life. Friedrich Nietzsche states nihilism can be overcome by ones own creation of meaning in their life. The creation of purpose transfers the will to power away from the will to nothingness and towards a more worldly ideal. To create meaning is an inconceivably difficult task, but a task that must be completed (as Nietzche put it) "On pain of death". (...) Nihilism should only be seen as a bad ideal when the individual remains nihilistic. Out of Nihilism, comes existentialism. Out of nothingness, comes meaning. We all seek the meaning of life, but only the strong and truly powerful can create their own existence.


in Wikipedia

3 comentários:

Anónimo disse...

estás coberto de razão. eu diria: para empurrar uma fracção de mm o mundo no sentido que nos parece certo, para ajudar alguém, para tentar melhorar o futuro dos vindouros, para poupar a terra e os nossos semelhante (pronto! já me calo...)

garutti disse...

Fico muito contente por terem encontrado o vosso lugar no mundo, mas pessoalmente, identifico-me mais com a dúvida do que com uma qualquer resposta. Sinto que saí da adolescência a saber quem sou, mas que ainda não sei para que sirvo, qual a minha utilidade no mundo.
Claro que concordo que se deva melhorar o mundo e ajudar o próximo, mas o que está em causa é mais que isso, é algo de mais específico e que nasce de cada um, é o topo da pirâmide de Maslow.
Tenho que dizer que, pessoalmente, gosto da incerteza de não saber o meu "purpose". Faz-me sentir mais desperto para as possibilidades que a vida oferece.

Ana disse...

Não encontrei respostas... Senti-me só mais acompanhada por saber que há outras pessoas que já estiveram inquietadas com o assunto e que apesar de tudo chegaram a conclusões que me fazem bastante sentido. Quanto às perguntas sabes que as respeito muito mais do que às respostas...

"- Uma resposta nunca merece uma vénia. Por mais inteligente e acertada que possa parecer, nunca devemos inclinar-nos perante uma resposta.
(...)
- E porque não?
- Uma resposta é o caminho que deixaste para trás. Só uma pergunta pode apontar para diante"

(Gaarder mais uma vez)